Bom dia pessoal
Hoje estou disponibilizando uma sequencia didática
para trabalhar com trigonometria.
este plano será desenvolvido por mim daqui a alguns dias
aceito opiniões......
Plano
de Aula
1.
Identificação:
a.
Instituição:
.Fulana.
b.
Professor
Acadêmico: Linoel Batista Lanhoso
c.
Professor
supervisor técnico:
d.
Professor
regente da turma:
e.
Turma:
1°
ano
f.
Data:,,.,.,.,.
g.
Numero
de Aulas: Seis
h.
Tema:
O teorema de Tales, O teorema de Pitágoras e Trigonometria.
i.
Conteúdos
Específicos:
· Retas
paralelas e transversais.
· Proporção
e o teorema de Tales.
· Triângulos
Retângulos e o teorema de Pitágoras.
· Trigonometria
no triângulo retângulo.
2.
Objetivos:
a.
Objetivos
Gerais:
· Desenvolver
o gosto pela matemática, o interesse, a pesquisa e a interdisciplinaridade na
turma.
· Tornar
o estudante um ser critico, atualizado e preparado para solucionar problemas
cotidianos.
b.
Objetivos
Específicos:
· Identificar
e representar retas paralelas e transversais.
· Resolver
equações de 1° e 2° grau, problemas e situações cotidianas decorrentes do
teorema de Tales.
· Identificar
e representar triângulos retângulos.
· Resolver
equações de 1° e 2° grau, problemas e situações cotidianas utilizando o teorema
de Pitágoras.
· Identificar
as razões trigonométricas em triângulos retângulos.
· Utilizar
os conceitos de seno, cosseno e tangente para solucionar problemas e situações
didáticas cotidianas.
3.
Desenvolvimento:
a.
1ª
aula.
1º
momento: (5 minutos). Apresentação dos conteúdos a serem
trabalhados e dos objetivos a serem alcançados.
2º
momento: ( minutos). Relembrar os conceitos de retas
paralelas e transversais. (utilizando o glossário)
3° momento: (25
minutos). Apresentar o teorema de Tales de forma expositiva, e
exemplificá-lo com aplicações no cotidiano.
- 2º
aula.
1º
momento: (5 minutos). Aplicação de atividade (1), para a
fixação do Teorema de Tales.
2° momento: (minutos). Corrigir a atividade (1) com
a finalidade de retirar qualquer duvida que venha a surgir.
- 3°
aula.
1º
momento: (5 minutos). Relembrar o conceito de triângulo
retângulo (uso do glossário).
2° momento: (5 minutos). Apresentar o teorema de Pitágoras
de forma expositiva, e exemplificá-lo com aplicações no cotidiano.
- 4°
aula.
1º
momento: (5 minutos). Aplicação da atividade (2), para que
os estudantes tentem resolver utilizando o teorema de Pitágoras.
2° momento: (minutos). Corrigir a atividade (2) com
a finalidade de retirar qualquer duvida que venha a surgir.
- 5
° aula.
1°
momento. (10 minutos) Apresentar a palavra “Trigonometria”, em seu sentido
etimológico, como tema central de nossas aulas (uso do glossário).
2°
momento: (5 minutos). Revisar os conteúdos relacionados aos conceitos de
triangulo retângulo.
3°
momento. (5 minutos). Apresentar as razões trigonométricas seno, cosseno e
tangente de forma expositiva, e exemplificá-lo com aplicações no cotidiano (uso
do glossário).
- 6°
aula.
1° momento: (5 minutos). Realizar a atividade (3),
para que os estudantes fixem os conteúdos.
2° momento: (5 minutos). Corrigir a atividade (3)
com a finalidade de retirar qualquer duvida que venha a surgir.
4.
Fundamentação
Teórica:
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco
inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto,
antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624/625 a.C. e
faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos sete sábios
da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica (os filósofos
desta Escola explicavam o mundo como resultante do desenvolvimento cíclico de
uma natureza comum a tudo o que existe, sempre em perpétuo movimento.
Acreditava na existência de um princípio que é a origem de tudo o que existe).
Feixe de retas paralelas
Você já sabe que duas retas de um plano são paralelas quando não possuem
pontos em comum, ou seja:
r // s
Paralelas
r ∩ s =
Intersecção
Se tomarmos três ou mais retas paralelas entre si, obteremos um feixe
de retas paralelas, que denominaremos simplesmente feixe de
paralelas.
Uma reta que corta um feixe de paralelas é denominada reta
transversal.
Feixe de retas paralelas:
r // s // m // u // v
t: transversal
Propriedades de um feixe de retas paralelas
Vamos considerar um feixe de retas paralelas
cortadas por uma transversal t.
Assim, na transversal ficam determinados os segmentos AB, BC, CD e DE,
como mostra a figura seguinte.
Medindo os segmentos com uma régua, vamos obter:
AB = BC = CD = DE = 1 cm → AB ~ BC ~ CD ~ DE
~ (Congruente)
Vamos, agora, traçar uma reta m, transversal ao feixe de
paralelas, determinando os segmentos MN, NP, PQ e QR.
Medindo os segmentos, vamos obter:
MN = NP = PQ = QR = 1,5 cm →MN ~ NP ~ PQ ~ QR
Podemos repetir esse procedimento traçando outras transversais ao feixe
de paralelas e verificaremos que os segmentos determinados em cada transversal
serão congruentes entre si. Dizemos então:
Se um feixe de paralelas
determina segmentos congruentes sobre uma transversal, também determina
segmentos congruentes sobre qualquer outra transversal.
Teorema de Tales
Quando três retas paralelas são cortadas por duas retas transversais, os
segmentos determinados numa das retas transversais são proporcionais aos
segmentos determinados na outra.
OBS.: Podemos considerar ainda outras proporções a partir
do teorema de
Tales, tais
como:
Um pouco de História
A palavra
trigonometria tem origem na Grécia da palavra trigonos (triângulo) + metrûm
(medida). Etimologicamente, trigonometria significa medida de triângulos.
Por vezes pensa-se que a origem da
Trigonometria está exclusivamente ligada à resolução de situações de medição de
terrenos ou determinação de medidas sobre a superfície da terra. No entanto,
enquanto ramo do conhecimento científico é impossível separar a Trigonometria
da Astronomia. Daí que o seu desenvolvimento como ciência exata viesse a exigir
medições e cálculos de grande precisão. É neste contexto que o astrônomo grego
Hiparco de Niceia (180-125 a.C.) é considerado o fundador da Trigonometria. Foi
ele que introduziu as medidas sexagesimais em Astronomia e elaborou a primeira
tabela trigonométrica. Hiparco utilizou a trigonometria para fazer medições,
prever eclipses, fazer calendários e na navegação. A Hiparco seguiram-se outros
no estudo e desenvolvimento da trigonometria, como, por exemplo, Ptolomeu.
No séc.III, os
indianos e os árabes deram nova dimensão à trigonometria ao introduzirem a
trigonometria esférica. A Trigonometria tem como objetivo principal o estudo das
relações entre lados e ângulos de um triângulo e constitui instrumento
indispensável na resposta a necessidades da Astronomia e ainda da navegação,
cartografia e da topografia. O estabelecimento de certas relações que hoje
chamamos fórmulas fundamentais da Trigonometria deve-se aos matemáticos
hindus, do séc. V ao séc. XII. De entre eles destaca-se Aryabhata (séc.VI), um
astrônomo indiano, tendo já nesta altura associado o seno de um ângulo ao
centro à medida da corda correspondente e elaborado também uma tábua de valores
do seno. Matemáticos árabes, depois de traduzirem as obras deixadas pelos
hindus, desenvolveram o estudo das razões trigonométricas em triângulos
retângulos e estabeleceram, para qualquer triângulo, o chamado teorema ou lei
dos senos.
A trigonometria começa a
afirmar-se como ciência autônoma a partir do séc.XI quando Al-Biurine reúne
todas as demonstrações, quer de origem grega, quer de origem indiana, até então
conhecidas e usadas em Trigonometria. Deve-se ainda aos árabes a introdução
desta ciência na Europa Ocidental. Na Europa, a instituição da Trigonometria
como ciência autônoma em relação à Astronomia, é iniciada através da tradução e
publicação dos manuscritos clássicos, bem como da elaboração de uma introdução
completa à Trigonometria, e ficou a dever-se a Johaness Müller, um astrônomo
prussiano, mais conhecido por Regiomontano (1436-1476).A obra de Regiomontano
continha, por exemplo, a "Lei dos senos" aplicada a triângulos
esféricos.
No séc.XVI, François Viète
(1540-1603) estabeleceu várias relações trigonométricas tendo-as associado às
soluções de equações do 3ºgrau - é a ligação da trigonometria à Álgebra. Viète introduziu
novos teoremas que permitiram relacionar lados e ângulos de triângulos não
retângulos. Neper e Briggs usaram o cálculo logarítmico para estabelecerem
novas fórmulas trigonométricas (séc.XVII). No séc.XIX, a trigonometria atinge o
seu ponto máximo, ficando ligada à análise através das séries. Hoje, a trigonometria
usa-se em muitas situações, nomeadamente na física.
O
Triângulo Retângulo
O triângulo retângulo é
construído utilizando-se dois lados perpendiculares entre si chamados catetos e
m outro lado chamado hipotenusa. A partir dessa construção muitos teoremas
importantíssimos foram construídos e um dos mais importantes é o chamado Teorema de Pitágoras.
– O
Teorema de Pitágoras
Esse talvez seja o
principal teorema que expressa uma relação métrica para os lados de um
triângulo retângulo.
“O quadrado da medida da hipotenusa de um triangulo
retângulo é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos”.
Relações
trigonométricas no triângulo retângulo
Tendo como base o
triângulo retângulo da fig.1, podemos definir algumas relações que envolvem os ângulos
do triângulo retângulo. São elas o seno, o cosseno e a tangente. Definimos
essas linhas trigonométricas da seguinte forma:
Repare que para quaisquer
α e β: sen
α = cos β e sen β = cos α assim,
tiramos uma das relações mais importantes da Trigonometria:
“O seno de um ângulo é
igual ao cosseno do seu complementar”
Existem alguns ângulos
notáveis e é necessário que todo estudante conheça o seno o cosseno e a
tangente desses arcos. Veja a tabela abaixo:
5.
Recursos
Didáticos:
a.
Quadro negro.
b.
Quadro branco.
c.
TV Pendrive.
6.
Referencias:
a.
http://www.matematica.com.br/site/index.php?view=article&catid=40%3Abiografias&id=157%3Atales-de-mileto&format=pdf&option=com_content&Itemid=183
Boa Semana....
7.
Um comentário:
Desculpa gente as figuras não apareceram
.........
tentarei arrumar.
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